sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Relação entre Tecnologia e Sociedade




Há os que digam que a tecnologia é uma dos grandes males da sociedade, mas a também aqueles que acreditam que ele é a solução para os males de nossa sociedade!
A tecnologia e seus avanços são sem dúvidas um dos maiores feitos do homem, em especial o computador que é uma das ferramentas de comunicação, meio de informação e entretenimento, que permite que façamos inúmeras tarefas como pesquisas sobre os mais variados assuntos, conversar com pessoas em qualquer parte do mundo, termos noticias de tudo o que acontece no mundo, mas ao falarmos de tecnologia falamos de seus avanços em todos os setores da sociedade não somente na computação, mas também no uso da tecnologia na Educação e nas Artes, a integração entre educação, tecnologia e sociedade é uma questão que vem sendo analisada por muitos que tem um interesse nas questões pedagógicas e as ralações sociais no mundo atual, o mundo esta cada vez mais competitivo com isso se faz necessário a presença da tecnologia no mundo escolar.
“O papel da ciência e da tecnologia nas sociedades atuais é tão profundo que se torna difícil pensar um espaço, seja no trabalho, seja no lazer, em que não se façam presentes”.
“Integrar ciência e tecnologia, em harmonia com a cultura, estabelecer um vocabulário comum que permita um acesso social a questões técnicas e a seu conteúdo, discutir as conseqüências políticas e sociais da tecnologia nas vidas humanas é sem sombra de dúvida um desafio que precisa ser enfrentado com urgência pelos educadores em geral”.
Contudo toda essa tecnologia é pensada e criada pelo próprio homem com o intuito de melhorar a vida das pessoas, mas a forma como ela é usada é que determina se ela é boa ou ruim para nós, então podemos dizer que toda tecnologia tem seus pros e contras, mesmo sendo de certa forma neutra já que o que terminara sua função é o uso que fazem dela.
Há uma grande parte da população que é alheia a qualquer discussão cientifica por isso se faz necessário capacitar os estudantes para que estejam aptos a discutir sobre as questões sociais geradas pela ciência e pela tecnologia. Assim formaremos cidadãos capacitados e informados sobre o processo de modernização que acontece a cada em grande velocidade, onde produtos se tornam ultrapassados e antigos em questões de meses por terem sidos criados modelos mais sofisticados e modernos.

Quem já assistiu ao filme Minority Report?
É um filme de ficção científica lançado em 2002 estrelado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg. O roteiro é baseado no conto com o mesmo nome de Philip K. Dick.
O filme se passa em Washington no ano de 2054. A divisão pré-crime conseguiu acabar com os assassinatos, nesse setor da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido. Os três precogs só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente. Quando eles têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para uma elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho seis anos atrás em virtude de um criminoso que o seqüestrou. O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente fica abalada e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado. Mas apurar não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.
Esse filme apesar de ter uma historia ficticia nos faz a seguinte refletir sobre a questão do avanço tecnologia, sera um dia que essa tecnolgia existirá? E se existir sera segura? E mesmo que seja segura é certo condenar uma pessoal por algo que fará no futuro? E como condena-la por algum que não fez?
Essas questões levanadas são baseadas em um filme de ficção ,mas nos trás uma moral, a evolução da humanidade e da tecnologia é necessária, mas não podemos deixar que ela nos torne seres robotizados e mecânicos, temos que saber como usa-la para o bem da humanidade, não deixando que ela nos controle e sim a controlando.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minority_Report_(filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário