sábado, 5 de junho de 2010

Pesquisa Qualitativa Estudo de Caso I Escola Pesquisada Dom Júlio Mattioli

A escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli, faz uso de vários recursos tecnológicos, como o programa ProInfo, que tem por objetivo capacitar professores ao uso da informática, este programa leva a escola além dos componentes físicos e tecnológicos da informática , também auxilia no uso de novas práticas pedagógicas, além deste programa a escola conta com vários tipos de recurso tecnológico, como TVs, DVDs, Sons, computadores, aparelhos de DVDs, microsistens, aparelhos de som, retroprojetores, aparelhos de vídeos cassete, caixas amplificadas e microfones. As tecnologias presentes na escola estão enumeradas da seguinte forma 25 Computadores de mesa, 1 notebook, 5 Televisores, 6 aparelhos de DVD, 4 microsistens, 2 aparelhos de som, 3 retroprojetores, 3 vídeos cassete, 3 caixas amplificadas e 4 microfones

A implantação do programa ProInfo na escola Dom Júlio Mattioli se deu no ano de 2009, mas o uso de computadores na escola era feito já em anos anteriores, mas com a implantação do ProInfo, esses recursos puderam ser mais úteis e mais usados, já que este programa promove a capacitação dos professores no uso da informática, isso possibilitou que os professores hoje trabalhem melhor o uso das tecnologias com os alunos.

As tecnologias são incorporadas no dia a dia do trabalho do professor, pois se tornam um importante instrumento pedagógico, na medida em que são usadas dentro da sala de aula, o uso da tecnologia está articulado com o projeto político pedagógico e com o plano de ensino do professor de várias maneiras, é utilizada nas aulas como também fora do ambiente escolar, em pesquisas, criação de blogs e trabalhos passados aos alunos para serem feitos fora da escola, incentivando e orientando as pesquisas na internet e em outros meios de mídia, a tecnologia também é usada na formação e preparação dos professores, para que os mesmos aprendam a usar esses novas tecnologias, para que incentivem seus alunos a fazerem uso da tecnologia em seu processo de aprendizagem.

A escola tenta utilizar todos os meios tecnológicos disponíveis nela, para tornar as aulas mais atrativas, dinâmicas e interessantes, e não somente isso, tenta trabalhar de forma que o uso da tecnologia no processo de aprendizagem dos alunos seja o mais proveitoso possível. A tecnologia está sendo usada nas aulas, no laboratório de informática com pesquisas na internet e diversas atividades utilizando computador, por professores de diversas disciplinas, fazem o uso também de outras mídias como filmes, DVDs, músicas, o uso de data show para contextualizar os conteúdos em slides, atividades essas que são realizadas na sala de multimeios.

Mesmo que esses instrumentos tecnológicos sejam um meio para facilitar no processo de ensino e aprendizagem na escola, algumas dificuldades são encontradas no uso das tecnologias neste processo, onde estas são a falta de domínio das ferramentas tecnológicas, principalmente o manuseio do computador por muitos professores, assim como a resistência em aprender a fazer uso de das ferramentas tecnológicas em suas aulas. A falta de instrutores para trabalharem nos laboratórios de informática também é um dos problemas da escola, há também a falta de ferramentas tecnológicas (computadores), suficiente para atender a demanda de alunos.

Mas podemos apontar muitas potencialidades encontradas no uso das tecnologias no processo de ensino, como a implantação do programa ProInfo , que capacita os professores a lidar com as tecnologias e trabalhar os conhecimentos adquiridos neste programa com seus alunos, promovendo assim a inclusão digital na escola. O uso das tecnologias também faz com que haja um maior interesse dos alunos, pelos conteúdos, por serem passados a eles de uma maneira mais interativa, o que facilita a apresentação de alguns conteúdos mais complexos, já que através da internet e de outras mídias o professor, como também o aluno acaba tendo mais facilidade em assimilar certos conteúdos, pois encontram mais variedades e pontos de vista sobre o mesmo, com mais velocidade, o que torna o trabalho no computador bem estimulante, assim podemos considerar que o uso da tecnologia na escola é mais um recurso que visa melhorar a qualidade da educação.

Assim sendo, os métodos utilizados nesta pesquisa para a coleta das informações foram os seguintes, entrevista com uma das coordenadoras pedagógicas e com algumas professoras, a observação da escola como um todo em seus componentes físicos e pedagógicos e no funcionamento do programa Proinfo utilizado nesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário