terça-feira, 31 de agosto de 2010

Analisando a TV: Série " A grande Família"


A Grande Família exibido pela rede Globo trata de diversos temas, sendo mais voltado para o público jovem e adulto.
Os principais temas tratados são conflitos familiares, cada episódio trata de um tema diferente, como a amizade, namoro, casamento, pais e filhos, datas comemorativas e outros. Os valores passados são, o respeito, honestidade, responsabilidade, dedicação, honra, solidariedade, de acordo coma moral e a ética.
Esses conceitos são passados ao público sempre mostrando o certo e o errado, do ponto de vista das leis, da moral, da ética, e da justiça, com a diversidade de temas que o programa aborda também as questões de preconceito, homossexualidade e também religiosidade.
Propondo assim a reflexão dos conceitos que são mostrados sob vários pontos de vista, sendo de certa forma mostrando as atitudes que seriam corretas para as questões, sendo que não são passados de forma a si impor a verdade da questão, mas a mais correta perante a sociedade, a família e as leis.
O papel do homem é retratado de uma forma bem tradicional, ele é visto com o chefe da família, que tem que a obrigação de trabalhar para sustentá-la, as mulheres são retratadas como donas de casa, somente um dos personagens é criança, sendo que tem poucas aparições.
Cada personagem tem sua caracterização, cada um segue um estilo, tem uma forma vestir, de falar, de agir, de interagir com os outros, os personagens são personalizados por pela idade, e pela profissão que exercem, Líneo por ser o mais velho e ser fiscal sanitário esta sempre vestido de forma mais sóbria, Dona nenê, é dona de casa e sempre está vestida com terninhos e vestidos coloridos e que lembra uma monda mais antiga, Bebel por ser mais jovem usa roupas seguindo um padrão mais moderno, com vestidos e saias curtas e coloridas, Tuco usa sempre bermudas e camisas básicas, o que passa a idéia de alguém despreocupado e sem muitas responsabilidades, Gina, tem um estilo despojado, sempre usa minissaias, meias pretas e roupas escura, Paulão o mecânico veste um macacão de mecânico, Beiçola dono da pastelaria vesti-se com causas social e camisas de mangas curtas. Com isso vemos que não é estipulado um padrão de beleza.
Não há intenção de caricaturas pejorativas nos personagens, o que vemos é a intenção de enfatizar os figurinos, as falas, a forma de agir de acordo com o que cada personagem representa, reforçando assim os estereótipos.
As propagandas do intervalo são variadas, os produtos que são apresentados são voltados também para o mesmo público, alguns produtos têm relação com o que esta sendo passado no programa, como os cosméticos, roupas, produtos de limpeza, que fazem parte do cotidiano das pessoas.
Mesmo com a grande aceitação do público acredito que a grande maioria esta mais atenta somente à parte cômica, deixando de lado a mensagem que a historia quer passar com isso o impacto causado é mais do ponto de vista de aceitação, mas não influência muito o pensamento crítico do espectador.
Se pudesse modificar o programa, faria mais cena externas, em lugares diferentes e traria com mais freqüência assuntos mais polêmicos, para tentar obter uma postura mais crítica do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário