quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Analisando a TV: Novela Passíone


Novela Passíone do diretor Silvio de Abreu transmitida pela rede Globo é uma história fictícia que envolve diversas questões, os temas tratados são diversos, esses são inspirados nas questões sociais, culturais, éticas e morais da sociedade contemporânea. A trama se desenvolve em torno de várias histórias que se ligam a partir das relações existentes entre os personagens.
Destinada ao público jovem e adulto, a novela Passíone aborda os valores presentes em nossa sociedade de forma diversa, fala de questões sociais como drogas, prostituição, e outros, mostra a vida cotidiana de pessoas de diferentes classes sociais, valores culturais mostrando os imigrantes italianos, dentre outros. Os valores apresentados se impõem ao público à medida que os influenciam, ao serem passados de uma forma a se mostrar as atitudes, postura e opinião que devemos ter frente às questões que nos são apresentadas. Vemos que algumas questões são transmitidas de forma mascarada, o principal exemplo são que a grande maioria dos personagens são brancos e isso é uma forma de preconceito racial, o que não deixa de ser uma representação da sociedade em que vivemos já que a maioria da população é negra e parda, e mesmo assim os cargos mais altos na maioria dos ramos de trabalho são ocupados por pessoas brancas.
Vemos também que a maioria das mulheres são representadas como donas de casa ou como pessoas ricas e consumistas, poucas são as que trabalham fora de casa, o que mostra também uma discriminação com as mulheres, já que na vida real muitas sustentam suas famílias. Tratando o homem como o chefe da família, que tem a obrigação de trabalhar e sustenta-la.
A grande maioria dos personagens veste-se com a moda atual, os padrões de beleza predominante são os que mais vemos na mídia, os padrões na forma de vestir, falar, agir, e o que é mais consumido pela alta sociedade, em um claro incentivo ao consumismo.
Os produtos das propagandas do intervalo são diversos e destinam-se ao mesmo público a relação que temos entre eles e a novela que ambos vendem uma idéia, um produto, uma marca e etc.
A novela influência desde a forma de vestir das pessoas, até o que elas pensam, e essa é uma questão que tem um lado muito negativo, pois as pessoas acabam pensando influenciadas pelo que vêem e perdem a capacidade do pensamento crítico, fundamental para uma formação social, pessoal e profissional do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário