domingo, 20 de setembro de 2009

Música por Computador: Novas Possibilidades de Criação e Profissionalização

A autora fala da importância do computador no mercado de trabalho, que hoje é uma ferramenta usada em muitas áreas do mercado, fala-se muito que o computador substituirá o homem, mas a mesma afirma que essa é uma afirmação errônea, já que o uso da mão de obra humana também se faz necessário para operar esses maquinas em especial no uso do computador na música, o mesmo permite ao músico realizar inúmeras interferências e ajustes ao seu trabalho.
A música produzida no computador tem certa complexidade, Sabattini diz que: “Vista como um domínio do conhecimento, a música computacional é uma das atividades mais interdisciplinares que existem”, pois engloba muitos aspectos que formam uma música.
A gama de conhecimentos exigida para a criação de música pelo computador é maior que a exigida anteriormente sem a utilização do mesmo, por isso há a necessidade de aperfeiçoamento que é indispensável para seguir qualquer carreira, em especial dos músicos que se utilizam desse recurso tecnológico. Pierre Levy: “Não se pode pensar na ‘não especialização’ em um mundo no qual a informática age rapidamente.
Aprender a lidar com as novas tecnologia pode ser difícil e levar muito tempo, mas o uso da tecnologia na música trás muitas facilidades uma delas é a reprodução imediata das músicas, modificações e efeitos, coisa que antes não era possível, Paiva: “É ai que reside uma das maiores importâncias do computador como meio expressivo para o músico”.
O uso da eletrônica na música tinha por objetivo ampliar o som, mas com o passar do tempo ganhou muitas outras utilidades, como gravar, reproduzir e até criar.
“A música por computador existe praticamente desde que surgiram os primeiros computadores”. Mas a maior utilização se deve a três fatores: o barateamento dos computadores, a maior capacidade de armazenamento e processamento dos mesmos e o surgimento da tecnologia chamada MIDI (Music Instrument for Digital Interface). Esse sistema permite a transmissão de dados entre sistemas que possuem o código MIDI.
“A multimídia é a linguagem mais completa ligada a tecnologia da produção musical, pois apresenta recursos de interatividade e convergência das mídias”. É importante falar que mesmo com a utilização da tecnologia o trabalho humano é indispensável, já que para utilizar esses programas é necessário ter conhecimento musical, pois os mesmos possuem uma linguagem especifica que somente é bem compreendida Poe quem tem conhecimento sobre música.
Com o crescimento das mídias digitais e dos programas que criam musica por computador, crescer também os campos de atuação dos profissionais da música, que podem atuar fazendo composições, sincronizações para sites da internet, outro campo que pode atuar é na edição de partituras.
Concluímos então que os avanços tecnológicos propiciam muitos avanços em vários setores da sociedade, como na arte em que falamos, a música digitalizada, com isso aumentam os ramos de trabalho, o número de vagas e as possibilidades de trabalho para os profissionais aptos a trabalhar nessa área. Lembrando também que com a tecnologia muda-se a forma de trabalhar e transmitir a arte da música.



Referências Bibliográficas:
Texto: Música por computador: Novas possibilidades de criação e profissionalização.
Disponível em:
http//WWW.iar.unicamp.br/disciplinaas/am625_2003/Cintia_artigo.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário