domingo, 6 de setembro de 2009

Pela Internet

O uso da tecnologia hoje já se tornou indispensável para a sociedade mundial, desde um simples saque bacário a uma teleconferência de uma grande empresa, ela é cada vez mais necessária em nossa vida, ao falarmos em tecnologia lembramo-nos logo da Internet por ser uma ferramenta muito utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo, ela está presente nas empresas, instituições, escolas, nas casas, enfim a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, mas também tem seus pros e contras, assim como facilita a nossa vida e nos tras comodidade, também pode nos trazer problemas, como os virus que danificam nossas maquinas, as fraudes que podem ser aplicadas através da rede, além dos conteúdos inpróprios que podem ser acessados facilmente, mas ao pesarmos os pros e os contras, vemos que os benefios dos avanços tecnologicos são maiores que os malefios que podem nos causar, principalmente se analizarmos os avanços da tecnologia na ciência e na medicina.
Em 1996 Gilberto Gil lançou a música Pela Internet, a mesma fala sobre a tecnologia em especial da internet, abordando todas as comodidades e facilidades que essa ferramenta tecnologica proporciona a sociedade mudial.

“Eu quero entrar na rêde
Prá contactar
Os lares do Nepal
Os bares do Gabão “...

Neste trecho da música vemos um exemplo de quão ampla é essa rede de comunicação e informação, chamado Internet que consegui levar informação aos mais diversos lugares do mundo. Segundo Mariana BarrosFolha de São Paulo: 27/05/2005 “A entrada da música brasileira na internet não ocorreu em nenhum site, mas sim numa letra”.
Gil em sua letra aborda a questão dos benefícios que a internet nos trás, além de com essa letra ter criado expressões como: informaré (referindo-se a ao mar de informações que podemos ter acesso) Mac milícia (referindo-se os chamados hackers que agem em todas as partes do mundo, como as conhecidas máfias). “Foi também pioneiro no uso da licença Creative Commons (creativecommons.org), que relativiza o direito autoral para permitir reproduções e mixagens. Licenças como essa foram uma das alternativas encontradas para apaziguar as disputas travadas entre internautas e indústria fonográfica”.
“Gilberto Gil é um dos principais defensores do Software Livre e da Liberdade Digital. Em 29 de janeiro de 2005, durante um debate sobre Software Livre no Fórum Social Mundial 2005, foi muito aplaudido após defender o Software Livre e a Liberdade Digital”.
Percebemos na letra da música o apreço do autor por essa ferramenta tecnologia, o mesmo ver na tecnologia uma forma de evolução, onde o conhecimento pode ser levado a qualquer parte do mundo até nos mais remotos, como isso concluimos que essa foi e continuia sendo a criação mais expcional do homem, mas que deve-se saber administra-la para que a mesma possa nos servi para o proposito que a que hoje é destinada, melhorar nossas vidas.



Artigo Mariana Barros Folha de São Paulo Disponível em: >http://www.gilbertogil.com.br/sec_news.php?page=5&id=74&language_id=1<

Nenhum comentário:

Postar um comentário