sábado, 5 de junho de 2010

Resenha do texto O paradigma Educacional Emergente

O Paradigma Educacional Emergente

Capitulo 5 “O paradigma educacional emergente”, (288 páginas) do livro de MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.


A autora enfoca a necessidade das mudanças que se fazem necessárias na educação em nosso país, com as mudanças sociais e culturais é necessária que haja uma mudança também no processo de educação escolar, se faz necessárias mudanças em vários aspectos do ensino, só assim formaremos indivíduos capazes e preparados para lidar com as transformações e mudanças sociais.
A teoria quântica propõe o dialogo entre os diferentes níveis de possibilidade, tanto o dialogo entre o homem consigo mesmo, como homem e meio ambiente, essa teoria defende a interação e complementação entre de todos os fenômenos da natureza e da sociedade, vendo todos esses componentes como um todo.
A mudança é um componente essencial da natureza, então propõem mudanças na educação, mudanças na forma tradicional de ensino que é feita com propostas que muitas vezes não estão de acordo coma realidade em que vivem os alunos, a nova proposta procura atender as necessidades individuais de cada um, vendo que cada indivíduo tem suas habilidade e necessidades diferenciadas.
Hoje o foco principal é o aprendiz, sabendo que cada aprendiz tem sua própria forma de aprender, suas dificuldades e facilidades em assimilar certos conteúdos, dotado de inteligências múltiplas e habilidades, por isso se diz que cada aprendiz é original e único.
Para o novo paradigma da ciência, o conhecimento esta em um processo dinâmico sempre em transformação, onde tudo esta ligado a tudo, incluindo o pensamento e o movimento.
O conhecimento não se origina da percepção e da sensação, mas da ação entre sujeito e objeto, com isso percebemos a necessidade das mudanças na educação, no paradigma educacional tradicional o foco é a condição do ensino e não na aprendizagem, já no novo paradigma educacional a ênfase esta na aprendizagem não somente no ensino.
O conhecimento não é algo que vem do meio externo que se transmita, mas é algo que vem da ação sujeito-objeto, e da ação da sociedade e da cultura sobre o sujeito e da forma como o mesmo assimila tais ações. Por isso podemos dizer que as deficiências em aprendizagem encontradas em alguns alunos são resultado da falta de estimulo do meio no momento adequado de sua formação. A instrução por parte do professor é muito importante para essa formação, o professor deve buscar meios de conseguir a maior aprendizagem possível com a menor quantidade de informação, ou seja, o importante é deixar a criança descobrir em si mesmo o conhecimento, o ensino deve ser focado em ensinar a criança a aprender a aprender.
Os avanços tecnológicos, as mudanças sociais e culturais ocorrem rapidamente, com isso se faz necessário que a formação acadêmica que seja voltada para formação de um individuo capaz de se adaptar, que saiba como lidar e viver com essas constantes transformações que afetam a forma e os meios de aprendizagem.
O paradigma educacional emergente visa uma transformação na escola, uma nova forma de analisar a realidade educativa, propondo mudanças na metodologia usada, no currículo e na relação entre escola e comunidade. Esse novo currículo compreende a educação com um processo que acontece onde o homem esta em permanente contato com o mundo e esse processo em constante evolução, a metodologia proposta é a educação seja feita de forma que possibilite o aluno desenvolver seu potencia criativo, intelectual e pessoal, mas de uma forma prazerosa, em um ambiente que possa propiciar isso, a relação entre comunidade e escola é uma importante forma de melhora e possibilitar a forma de aprendizagem, pois é através dessa relação que a escola pode conhecer melhor a realidade de seus alunos, com isso melhorar sua forma de ensinar, assim como também a comunidade poderá compreender melhor processo de ensino.
A ralação professor - educando também é algo que deve ser revisto, pois o novo paradigma compreende o professor como alguém que também aprende enquanto ensino, ele não é um simples transmissor de conteúdos como no paradigma tradicional, assim como também o aluno é um transmissor e receptor dos conteúdos e informações onde ambos aprendem juntos.
As teorias que afirmam a necessidade dessas mudanças e transformações que se propõem para a educação são embasadas nos estudos de alguns autores com Leite, Haywood, Lévy e outros.
Todos esses autores enfatizam a necessidade das mudanças na educação, falam sobre os processos cognitivos, com a inteligência, o desenvolvimento, as habilidades, enfim cada um aborda de uma forma e pode apresentar seus estudos de uma forma diferente, mas todos falam da importância do novo paradigma educacional, para que haja mudanças significativas no processo educacional.
As mudanças devem ocorrer tanto nas estruturas físicas como intelectuais da escola, a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino é um importante passo para que essas mudanças ocorram, para que passemos da educação tradicional com suas burocracias e hierarquias, seus moldes prontos, e verdades absolutas, para uma educação mais dinâmica onde o aluno possa desenvolver todo o seu potencial, e os meios tecnológicos sendo usados corretamente vem ajudar nesse desenvolvimento, tendo em vista que melhorará a qualidade do ensino, pois possibilita ter acesso a um leque maior de informações e conteúdos em velocidade maior e mais facilmente.
Então podemos dizer que o novo paradigma educacional possibilita a escola e a sociedade uma aprendizagem mais adequada, pois com essa nova abordagem busca formar profissionais e cidadãos capazes de ter uma postura crítica, criativa e inovadora frente aos diferentes obstáculos encontrados na vida.

Um comentário:

  1. Continuamente digo que alunos e boa parte dos educadores, por focar somente em seus materiais didáticos são ainda carentes no campo da informação
    por não acompanhar a velocidade do processo transformador imposto pela tecnologia em todos os campos na vida profissional, com vistas nestes dados o cidadão não abre o leque para uma visão critica, argumentativa na formação de opinião que venha desembocar em alterações nas atitudes e comportamentos do cidadão para contribuir no crescimento moral, intelectual e social de uma sociedade e a sim mesmo.

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