segunda-feira, 2 de julho de 2012

O projeto do Outro


Projeto: Expressando a lenda folclórica do boto-cor-de-rosa através da técnica da Assemblage
Autora: Isangela Maria Costa da Silva

Após a apresentação dos projetos da turma, um dos que me chamaram a atenção foi o da colega Isangela Maria Costa da Silva, que aborda as disciplinas de História e Arte, com o tema: Expressando a lenda folclórica regional do boto cor-de-rosa através da técnica assemblage. Sendo que este projeto me interessou tanto pelo tema abordado como pela linguagem artística a ser trabalhada, trabalhando assim o tradicional e o novo, usando um tema já bastante conhecido do folclore de nossa região, “A lenda do boto cor de rosa” juntamente com uma linguagem artística da arte contemporânea, a “Assemblage”, ainda muito pouco conhecida no ensino de arte da nossa cidade.  
O projeto citado foi elaborado e executado com o público de ensino médio, da Escola Dom Júlio Mattioli, sendo que o material teórico e a metodologia trabalhada se mostra bem elaborada, adequada e bem eficaz ao passar o aprendizado pretendido.
O projeto foi desenvolvido em duas etapas, duas aulas, onde na primeira foi apresentado o material teórico, os textos e explicações sobre o tema, e sobre as atividades que seriam realizadas, sobre esta, gostei muito da forma como o conteúdo foi ministrado, pois o tempo das aulas nem sempre é suficiente e nem sempre está adequado ao que planejamos, então o nosso planejamento deve se adequar aos horários, e foi isso que a colega Isangela fez, preparou um vasto material sobre o tema, colheu e criou exemplos para facilitar a compreensão dos alunos, e conseguiu organizar, todo o material a ser passado aos alunos de forma escrita e oral, de forma que este pudesse ser apresentado dentro do horário.
Ainda sobre o material didático passado aos alunos, a mesma trabalhou com vários exemplos de autores, criou sua própria obra, para ser usada como exemplo, usou materiais tecnológicos, e assim tornou o conteúdo mais atrativo e interessante aos alunos.
O conteúdo dentro da área de história também foi transmitido de maneira bem interessante, pois “A lenda do boto cor de rosa”, aparentemente é um tema já bem conhecido, e que dependendo da forma de transmissão, pode não ser tão atrativa, não aguçar tanto o interesse do aluno. Então a forma como a colega Isangela trabalhou, usando materiais tecnológicos como, data show e notebook, tornou o conteúdo mais dinâmico e atrativo, e também até de mais fácil assimilação dos alunos, o que tornou o conteúdo teórico, que geralmente é mais enfadonho, bem mais interessante.
Quanto ao desenvolvimento da parte prática, os alunos mostraram através de suas obras sua assimilação do conteúdo, criaram temáticas diversas, usaram os mais variados materiais e assim construíram obras significativas e expressivas, sobre o conteúdo estudado, mostraram que compreenderam sobre o que é a técnica da “Assemblage”.  
Como está relatado no projeto da colega Isangela, os trabalhos, as obras, não foram construídas dentro da sala de aula, somente deram início, e construíram suas obras em casa, e mesmo este não tendo sido feito sala, o resultado ficou excelente, mostrando que o conteúdo teórico foi passado de forma bem clara e eficaz, pois os alunos mesmo não sendo supervisionados pela professora o tempo todo, conseguiram usar bem a imaginação e o conhecimento que haviam adquirido sobre as lendas e sobre a assemblage, pois o resultado atendeu a proposta lançada pela professora.   
Após analisar os resultados do projeto “Expressando a lenda folclórica regional do boto cor-de-rosa através da técnica assemblage”, considero que o mesmo foi bem elaborado, os materiais didáticos, a organização do uso dos mesmos, enfim, o conteúdo e sua organização estão excelentes, sendo que a eficácia da construção do projeto se refletiu no resultado final, na criação das obras dos alunos, que mesmo com algumas pequenas adversidades, de horários e pequenos contratempos, criaram obras belíssimas e que atenderam bem a proposta, e alcançando assim os objetivos do projeto.  
Link do Blog de Isangela costa
Isartes                                                                    





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