Projeto: Expressando a lenda folclórica do boto-cor-de-rosa através da técnica da Assemblage
Autora: Isangela Maria Costa da Silva
Após a apresentação dos projetos da turma, um dos que me chamaram a
atenção foi o da colega Isangela Maria Costa da Silva, que aborda as
disciplinas de
História e Arte, com o tema: Expressando
a lenda folclórica regional do boto cor-de-rosa através da técnica assemblage.
Sendo que este projeto me interessou tanto pelo tema abordado como pela
linguagem artística a ser trabalhada, trabalhando assim o tradicional e o novo,
usando um tema já bastante conhecido do folclore de nossa região, “A lenda do
boto cor de rosa” juntamente com uma linguagem artística da arte contemporânea,
a “Assemblage”, ainda muito pouco conhecida no ensino de arte da nossa cidade.
O
projeto citado foi elaborado e executado com o público de ensino médio, da
Escola Dom Júlio Mattioli, sendo que o material teórico e a metodologia
trabalhada se mostra bem elaborada, adequada e bem eficaz ao passar o
aprendizado pretendido.
O
projeto foi desenvolvido em duas etapas, duas aulas, onde na primeira foi
apresentado o material teórico, os textos e explicações sobre o tema, e sobre
as atividades que seriam realizadas, sobre esta, gostei muito da forma como o
conteúdo foi ministrado, pois o tempo das aulas nem sempre é suficiente e nem
sempre está adequado ao que planejamos, então o nosso planejamento deve se
adequar aos horários, e foi isso que a colega Isangela fez, preparou um vasto
material sobre o tema, colheu e criou exemplos para facilitar a compreensão dos
alunos, e conseguiu organizar, todo o material a ser passado aos alunos de
forma escrita e oral, de forma que este pudesse ser apresentado dentro do
horário.
Ainda
sobre o material didático passado aos alunos, a mesma trabalhou com vários exemplos
de autores, criou sua própria obra, para ser usada como exemplo, usou materiais
tecnológicos, e assim tornou o conteúdo mais atrativo e interessante aos alunos.
O
conteúdo dentro da área de história também foi transmitido de maneira bem
interessante, pois “A lenda do boto cor de rosa”, aparentemente é um tema já bem
conhecido, e que dependendo da forma de transmissão, pode não ser tão atrativa,
não aguçar tanto o interesse do aluno. Então a forma como a colega Isangela
trabalhou, usando materiais tecnológicos como, data show e notebook, tornou o
conteúdo mais dinâmico e atrativo, e também até de mais fácil assimilação dos
alunos, o que tornou o conteúdo teórico, que geralmente é mais enfadonho, bem
mais interessante.
Quanto
ao desenvolvimento da parte prática, os alunos mostraram através de suas obras
sua assimilação do conteúdo, criaram temáticas diversas, usaram os mais
variados materiais e assim construíram obras significativas e expressivas,
sobre o conteúdo estudado, mostraram que compreenderam sobre o que é a técnica
da “Assemblage”.
Como
está relatado no projeto da colega Isangela, os trabalhos, as obras, não foram
construídas dentro da sala de aula, somente deram início, e construíram suas
obras em casa, e mesmo este não tendo sido feito sala, o resultado ficou
excelente, mostrando que o conteúdo teórico foi passado de forma bem clara e eficaz,
pois os alunos mesmo não sendo supervisionados pela professora o tempo todo,
conseguiram usar bem a imaginação e o conhecimento que haviam adquirido sobre
as lendas e sobre a assemblage, pois o resultado atendeu a proposta lançada
pela professora.
Após
analisar os resultados do projeto “Expressando a lenda folclórica regional do
boto cor-de-rosa através da técnica assemblage”, considero que o mesmo foi bem
elaborado, os materiais didáticos, a organização do uso dos mesmos, enfim, o
conteúdo e sua organização estão excelentes, sendo que a eficácia da construção
do projeto se refletiu no resultado final, na criação das obras dos alunos, que
mesmo com algumas pequenas adversidades, de horários e pequenos contratempos,
criaram obras belíssimas e que atenderam bem a proposta, e alcançando assim os
objetivos do projeto.
Link
do Blog de Isangela costa
Isartes
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