domingo, 24 de junho de 2012

Histórico do Projeto



Meu projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, teve como tema Literatura e Arte: Expressando a poesia através da pintura, foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Instituto Santa Juliana, com uma turma de 9° ano (8ª série). O Projeto foi desenvolvido em duas etapas, duas aulas, sendo uma no dia 31 de maio e a outra no dia 14 de junho.
Este projeto vem sendo desenvolvido durante todo o período da disciplina, inicialmente começamos pensando na relação existente entre a arte e as outras áreas de conhecimento, para assim desenvolvermos um projeto interdisciplinar, que visasse o estudo de um tema através de duas áreas distintas do conhecimento.
Assim, após analisar, debater, e buscar essas relações entre as disciplinas, escolhi trabalhar com Literatura e Arte, mais especificamente com poesia e pintura, então para melhor desenvolver uma metodologia que abordasse o tema de forma clara, tornando-se assim efetiva, pesquisei vários textos que abordassem esse tema, que mostrassem a relação entre a poesia e a pintura, como também outros materiais, textos, outros projetos, imagens, que expressam e abordassem o tema, as áreas estudadas. 
 Então o projeto para ser desenvolvido passou por diversas etapas, de estudo, pesquisas e etc., como o intuito de torná-lo o mais bem elaborado possível, para que quando aplicado, fosse bem aceito e conseguisse atingir os objetivos propostos.  
Assim, foram seguidas todas as fases de desenvolvimento do projeto, sendo desenvolvida primeiramente a parte teórica, onde foi apresentados aos alunos, uma poesia, o poema "Soneto de Separação" de Vinícius de Morais, além de explicar, sobre o conceito e a estrutura do poema, também foi falando sobre a relação entre a poesia e a pintura, explanando resumidamente sobre as duas áreas de estudo. Nesta aula já se objetivava como seria realizada a aplicação na prática, então depois de construir e desenvolver o material teórico do projeto partimos para a aplicação prática, que era criar uma pintura, a partir da compreensão do poema, sendo o tema livre, de acordo com o entendimento e a visão de cada um. Esta para mim foi a parte mais difícil, pois aplicar um projeto envolve várias questões, desde o local, o ambiente físico e pedagógico, a disponibilidade do professor regente, no caso de uma sala de aula, e outras questões que poderão interferir na execução do projeto, além de ter que desenvolver uma metodologia que esteja adequada aos objetivos que se quer alcançar, então tudo isso, torna bem diferente a teoria estabelecida, para a prática, e transmitir tudo que foi colocado no papel, torna-se uma tarefa desafiadora a desenvolver em uma sala de aula, ou em outra instituição.
Mesmo a experiência de está em sala de aula não sendo nova, desenvolver e executar um projeto foi uma experiência enriquecedora e muito produtiva, pois possibilitou um grande aprendizado, tanto para mim, como também para os alunos que participaram, sendo que esta experiência permitiu concretizar e alcançar objetivos previamente desenvolvidos, sendo este um dos pontos mais positivos, os objetivos foram alcançados, o projeto foi bem aceito e se mostrou efetivo no conhecimento transmitido, o que torna prazeroso desenvolver esse tipo de metodologia, pois vemos resultados, não imediatos, não em todos os participantes, mas mesmo assim, ensinar, é uma tarefa nobre, e que enriquece ambas as partes, o professor e o aluno.

  
                                                                                       

                              
                                          Alunos desenvolvendo a atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário