quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto desenvolvido na disciplina de Atelier de Produção Interdisciplinar


O projeto consiste em uma apresentação dos aspectos artísticos e culturais presentes no Arraial da Igreja Católica da cidade de Sena Madureira. Esta é uma festa tradicional da cidade de Sena Madureira-Acre, comemorada há mais de 35 anos, é uma festa cristã, que busca promover a fé, mas também incentiva e transmite diversas linguagens artísticas, como a música, as comidas típicas, as brincadeiras, os jogos, a ornamentação, etc.; com isso atinge um grande público, sendo este dividido em fiéis da igreja, e também pessoas de outros setores da comunidade, que são atraídos pelo lazer e pela diversão proporcionada pelo evento.
A festa chamada de arraial é inspirada nas tradicionais festas juninas ou arraiais, como são conhecidas em outras regiões do país, porém, em nossa cidade foram adaptados e incluídos outros aspectos diferenciados, como as celebrações religiosas que acontecem antes do início da festa, as comidas, as brincadeiras e outros aspectos foram modificados, tornando-se assim uma festa religiosa própria de nossa cidade, mas que é também feita para todos os tipos de público, desde que respeitando o cunho religioso da mesma.
Execução do projeto


O trabalho artístico foi desenvolvido inspirado na festividade Arraial da Igreja Católica, feito através da técnica da pintura com tinta a base d‘agua, sendo a tinta utilizada a guache, são pinturas figurativas, no total de três (3), que representam os momentos da festa, os ritos dentro da igreja, as comidas, a ornamentação, as brincadeiras, o público, enfim, situações que representam essa festa. As pinturas foram feitas sobre telas (placas) de madeira, com dimensões de 50x60 cm. Primeiramente fiz o esboço do desenho em uma folha de papel, depois olhando para o esboço fiz a mesma imagem na tela de madeira, só que em tamanho maior, seguindo as dimensões da tela, para depois então fazer a pintura usando as tintas.
As imagens foram produzidas através da lembrança visual que tenho e do conhecimento e vivência própria que tenho dessa festa, como também do registro visual em fotografias que eu mesma fiz, assim, as pinturas foram feitas de forma que leve o espectador, observador, a reconhecer e entender como essa festa religiosa e cultural é produzida. As imagens produzidas serão figurativas realistas, pois representaram pessoas, objetos e paisagens da festa, de forma que estas se aproximem da realidade, para que o expectador consiga identificar, conhecer e reconhecer as imagens que está vendo.
Produzirei minhas obras tendo como referência alguns artistas que admiro muito, como Di Cavalcante e Djanira da Motta e Silva, ambos produzem obras figurativas, com temáticas diversas.
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista brasileiro, em suas obras me inspiro em algumas temáticas, como as questões sociais que o mesmo abordava, como as festas populares, também no uso das cores que são sempre muito marcantes, valorizando a diversidade de cores nos personagens retratados.
A artista Djanira da Motta e Silva foi pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravadora brasileira, foi também autora de grandes obras que retratam paisagens, pessoas, objetos e cenas da sociedade e do cotidiano brasileiro. Suas obras me inspiram nas temáticas, nas formas e cores usadas para compor as imagens.
Esses artistas possuem estilos diferentes, porém, ambos produziram imagens figurativas realistas, em suas obras a temática das questões socais brasileiras estavam sempre presentes, como as festas populares, religiosas, os trabalhadores, o cotidiano das pessoas, entre outros. Assim, minhas obras serão inspiradas em seus trabalhos, nas temáticas, nas formas, nas cores, mas com minha visão e forma própria de desenvolver minhas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário