segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto Literatura e Arte: Expressando a poesia através da pintura

Título
Projeto Literatura e Arte: Expressando a poesia através da pintura
Autora
Deijanira Rocha das Chagas


1. Apresentação do tema

O projeto compreende a uma abordagem interdisciplinar, trabalhando a Literatura e a Arte, mais especificamente a Poesia e a Pintura, sendo estas áreas de conhecimento bem diferenciadas, mas com muitas relações em comum, pois várias são as formas e meios pelos quais estudamos e compreendemos determinado conteúdo.
Assim, buscar um conteúdo que possa ser trabalhado nestas duas áreas de conhecimento, literatura e arte, é uma forma de fazer com que este conteúdo seja melhor assimilado, pois sendo este ensinado sob diferentes abordagens, com diferentes enfoques, torne-se mais efetivo.
Na literatura, trabalharemos somente um dos seus desdobramentos, o poema, sendo que este possui determinadas regras de composição, pois é um texto literário apresentado em forma de versos.
A arte não possui uma única definição, mas podemos defini-la como uma forma de expressão e comunicação do homem, onde o mesmo através de diferentes linguagens artísticas pode transmitir uma infinidade de elementos, sentimentos, fatos, objetos concretos, visuais, sensoriais e etc. Sendo a pintura umas dessas linguagens. A pintura é a técnica de empregar pigmentos a uma superfície, para colori-la, dando-lhe matizes, tons e texturas, pintar é a técnica de colorir uma superfície, seja o papel, uma tela, uma parede, um muro, dentre outras. A pintura se diferencia do desenho pelo uso de pigmentos líquidos e do uso constante da cor.
O tema que desenvolvido será a interpretação e compreensão de textos, de poemas que serão trabalhados, onde a capacidade de interpretação e compreensão dos poemas será trabalhada, tanto dentro do campo da literatura, através do estudo desse gênero literário, sua estrutura formal e significativa, como através da produção pictórica, onde o poema será representado, expressado através da pintura.

2. Motivação


Tornar os temas Poesia e Pintura, mais interessante ao público, buscar inovações, usando meios onde os alunos possam interagir e vivenciar melhor o conteúdo que estão estudando, nas duas áreas de conhecimento, trabalhando dessa forma, aliando a poesia e pintura, e assim teoria e prática nessas duas áreas do saber.

3. Objetivos

Geral

O projeto pretende promover uma abordagem interdisciplinar, envolvendo poesia e pintura, este buscará desenvolver em seu público alvo, a capacidade de compreensão e interpretação de textos, mais especificamente trabalhando com poemas, e buscará desenvolver também as habilidades cognitivas e motoras em arte, e através desse conteúdo criar obras, usando a pintura como linguagem de expressão.

Específicos
• Mostrar a relação entre poesia e pintura, através da abordagem interdisciplinar das duas áreas, em um mesmo conteúdo.
• Promover a aprendizagem de conteúdos referentes à poesia e a pintura.
• Desenvolver habilidades motoras e psíquicas nos alunos, através da produção artística.

4. Público alvo

O público alvo desse projeto serão alunos do ensino médio e ensino fundamental 2, visto que o tema aqui apresentado poderá ser trabalhado de uma forma mais ampla e mais complexa.
Acredito que o projeto levará a um aprimoramento e enriquecimento do conhecimento dos mesmos, como também possibilitará novas aprendizagens, a medida que o tema será trabalhado sob diferentes enfoques, baseados na literatura e na arte.

5. Metodologia


Primeiramente deve-se apresentar o projeto, explicando que este pretende fazer uma abordagem interdisciplinar entre literatura e arte, assim depois de explicar a intenção e o tema do projeto começar a execução do conteúdo teórico e prático.
A execução será divida em três momentos, no primeiro, estudaremos o poema, onde faremos a leitura dos poemas apresentados na aula, depois da leitura, explicar sobre a composição, a estrutura e o significado do poema.
No segundo momento faremos uma atividade, onde os alunos irão falar sobre a estrutura de um poema e também de suas impressões dos mesmos, esta será uma forma de se trabalhar o conteúdo baseados no estudo literário e de língua portuguesa.
No último momento, os alunos escolheram um dos poemas estudados, e irão expressar o que compreenderam do mesmo, qual seu significado, através da pintura, onde cada aluno irá desenvolver uma imagem de acordo com as explicações anteriores e com seu entendimento do poema.
Assim a avaliação das atividades será feita, levando em consideração participação, demonstração de assimilação do conteúdo, e desenvolvimento das atividades teóricas e práticas.

6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;

A técnica que será desenvolvida no trabalho prático será a da pintura. Os materiais serão lápis preto, tintas em diversas cores, papel comum de tamanho A4 e pincéis com espessuras variadas.

7. Referências

Os conceitos destacados neste projeto são as definições de poesia e poema, como também de pintura, além destes, a interpretação e compreensão dos textos trabalhados, e os gêneros poéticos, como também técnicas de pintura.
O projeto que será usado como referência, e que tem muito em comum com este a ser desenvolvido, é o projeto “Poesia Pintada” e tem com autor André Chamun Calazans.
É um projeto interdisciplinar para a criação de um livro de poesia, onde os poemas são criados a partir da interpretação de pinturas, já a metodologia usada aqui, será a criação de imagens, de pinturas a partir dos poemas.
Será usado o texto “Gêneros Poéticos”, Fontes site: www.regina.celia.nom.br que explana sobre a literatura e os gêneros poéticos, também serão usados exemplos de poemas de Vinicius de Morais e Fernando Pessoa, sendo estes: “Soneto de Separação” de Vinicius de Morais e “É um campo verde e vasto” de Fernando Pessoa, e obras de pintores como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, dentre outros. Exemplos estes que serão apresentados como forma de melhorar a compreensão do público.
Textos e sites usados como referências para o projeto:
Projeto Poesia pintada
CALAZANS, André Chamun. Livro de Poesias inspiradas em pinturas: Arte que se completam. Disponível em: http://www.movere.me/projeto/sobre/55-poesia pintada/;jsessionid=2D484524ADF4BC1811BB13351F5405D7
ROIPHE, Alberto. Literatura e Artes Plásticas: Uma revisão bibliográfica do diálogo. Revista Lúmen Et Virtus, vol.I n° 1, janeiro 2010. Disponível em: http://www.jackbran.com.br/lumen_et_virtus/artigos/PDF/albertorophi1.pdf

Fala da relação de aproximação e também distanciamento da literatura e da arte, mais especificamente da poesia e da pintura.

Site www.regina.celia.nom.br
Brasil, Assis - Vocabulário técnico de literatura. São Paulo: Tecnoprint, 1979.
Adaptado por Spectrum. Disponível em: http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/generos.htm

Este fala sobre os gêneros poéticos, das características e formas de cada um deles.
MASINI, André Carlos Salzano. Algumas definições de poesia. 2007. Disponível em: http://www.casadacultura.org/Literatura/Poesia/O_que_e_Poesia_Artigos/algumas_definicoes_de_poesia_masini.html
“As definições de poesia foram tiradas do Anexo 1 da transcrição da palestra "Poesia e Tradução -- O papel e a importância da métrica regular na poesia; a tradução da poesia metrificada", proferida por André Carlos Salzano Masini na Casa da Palavra de Santo André, SP, no dia 27/06/2002. Elas não formam um artigo por si próprias, mas consideramos bastante útil colocá-las aqui, por trazerem uma importante contribuição para o assunto deste conjunto de artigos”.
PENSADOR. INF
Poemas de Vinícius de Morais. Disponível em: http://pensador.uol.com.br/poemas_vinicius_de_moraes/
www.mDaedalus.com
Poemas de Fernando Pessoa. Disponível em:
http://pessoa.mdaedalus.com/fernando-pessoa178.html
















Nenhum comentário:

Postar um comentário