A segunda etapa do projeto foi executada na quinta-feira dia 14 de junho,
sendo que esse período de tempo entre as duas etapas foi maior que o estimado,
porque na semana seguinte a primeira aula foi feriado na quinta-feira, seno assim
não houve aula, sendo dada continuidade somente esta semana.
Assim foi dado início a aula, na aula anterior foi pedido aos alunos que
estes trouxessem um pincel, sendo que as tintas e o papel para pintura e os
demais materiais seriam levados por mim. Então iniciamos a aula organizado os
alunos em grupos de 4 e 5 componentes, para facilitar o uso dos materiais, como
as tintas, o copo de água para lavar os pincéis, porém os trabalhos foram
feitos individualmente como já havia sido estabelecido na primeira aula.
Assim após a organização espacial da sala, dei mais uma explicação de
como seria realizado o trabalho de pintura, explicando aos alunos que iriam
fazer suas obras, tendo com base de inspiração o poema apresentado na aula
anterior, “Soneto de Separação” de Vinicius de Morais.
Então durante a aula, eles foram pensando, lendo o poema novamente e
buscando transformar o que entenderam em uma pintura, todos se mostraram bem
interessados, e foram muito participativos nas duas aulas, porém na realização
da parte prática, transformar a compreensão do poema em uma pintura, alguns
tiveram dificuldades, uns porque diziam que não sabiam pintar, fazer um
desenho, outros porque não sabiam o que fazer, assim me pediam ajuda,
explicações, conversavam, enfim, e sempre busquei auxiliá-los em tudo,
conversando, explicando novamente, e sempre incentivando-os a tentar fazer o melhor que soubessem, sem medo de errar, mostrando
a eles que não deveriam se importar somente com a estética da obra em si, mas
em transmitir através da pintura o significado do poema para eles.
Assim mesmo com alguns tendo pequenas dificuldades inicialmente, todos
fizeram a atividade, cada um fazendo sua pintura, mas também auxiliando,
explicando e ajudando o colega, dividindo os materiais, e etc., assim foi uma
atividade que proporcionou não somente uma aprendizagem sobre literatura e
arte, mas também permitiu uma maior interação entre os alunos, e entres estes e
a professora, no caso, comigo que estava desenvolvendo as aulas.
Sobre os trabalhos, todos ficaram bem feitos, uns mais elaborados outros
menos, mas todos atenderam a proposta, alguns me chamaram mais atenção, pois
eram mais profundos, expressaram bem alguma parte do poema, ou seja, era bem
representativo.
O projeto foi executado como o previsto, os conteúdos foram apresentados,
o público foi alcançado de forma efetiva, assim vejo que todos os objetivos
foram alcançados, apensar de algumas pequenas dificuldades, de tempo para as
aulas, todas elas foram vencidas, e o projeto foi realizado com sucesso.
Referências Bibliográficas:
CALAZANS, André Chamun. Livro de Poesias inspiradas em pinturas: Arte que se completam. Disponível em: http://www.movere.me/projeto/sobre/55-poesia pintada/;jsessionid=2D484524ADF4BC1811BB13351F5405D7 Acessado 12 de maio de 2012.
Blog
Pitoresco - A Arte dos Grandes Mestres
Comunicação, artes plásticas, artes visuais, arquitetura,
paisagismo, design,fotografia, internet e tecnologia. Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/art_data/pintura/
Acessado em 12 de maio 2012.
Brasil, Assis - Vocabulário técnico de literatura. São
Paulo: Tecnoprint, 1979
Adaptado por Spectrum. Disponível em http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/generos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário