sexta-feira, 22 de junho de 2012

Execução do Projeto_ Parte II


A segunda etapa do projeto foi executada na quinta-feira dia 14 de junho, sendo que esse período de tempo entre as duas etapas foi maior que o estimado, porque na semana seguinte a primeira aula foi feriado na quinta-feira, seno assim não houve aula, sendo dada continuidade somente esta semana.
Assim foi dado início a aula, na aula anterior foi pedido aos alunos que estes trouxessem um pincel, sendo que as tintas e o papel para pintura e os demais materiais seriam levados por mim. Então iniciamos a aula organizado os alunos em grupos de 4 e 5 componentes, para facilitar o uso dos materiais, como as tintas, o copo de água para lavar os pincéis, porém os trabalhos foram feitos individualmente como já havia sido estabelecido na primeira aula.
Assim após a organização espacial da sala, dei mais uma explicação de como seria realizado o trabalho de pintura, explicando aos alunos que iriam fazer suas obras, tendo com base de inspiração o poema apresentado na aula anterior, “Soneto de Separação” de Vinicius de Morais.
Então durante a aula, eles foram pensando, lendo o poema novamente e buscando transformar o que entenderam em uma pintura, todos se mostraram bem interessados, e foram muito participativos nas duas aulas, porém na realização da parte prática, transformar a compreensão do poema em uma pintura, alguns tiveram dificuldades, uns porque diziam que não sabiam pintar, fazer um desenho, outros porque não sabiam o que fazer, assim me pediam ajuda, explicações, conversavam, enfim, e sempre busquei auxiliá-los em tudo, conversando, explicando novamente, e sempre incentivando-os  a tentar fazer  o melhor que soubessem, sem medo de errar, mostrando a eles que não deveriam se importar somente com a estética da obra em si, mas em transmitir através da pintura o significado do poema para eles.
Assim mesmo com alguns tendo pequenas dificuldades inicialmente, todos fizeram a atividade, cada um fazendo sua pintura, mas também auxiliando, explicando e ajudando o colega, dividindo os materiais, e etc., assim foi uma atividade que proporcionou não somente uma aprendizagem sobre literatura e arte, mas também permitiu uma maior interação entre os alunos, e entres estes e a professora, no caso, comigo que estava desenvolvendo as aulas.
Sobre os trabalhos, todos ficaram bem feitos, uns mais elaborados outros menos, mas todos atenderam a proposta, alguns me chamaram mais atenção, pois eram mais profundos, expressaram bem alguma parte do poema, ou seja, era bem representativo.
O projeto foi executado como o previsto, os conteúdos foram apresentados, o público foi alcançado de forma efetiva, assim vejo que todos os objetivos foram alcançados, apensar de algumas pequenas dificuldades, de tempo para as aulas, todas elas foram vencidas, e o projeto foi realizado com sucesso. 








Referências Bibliográficas:

CALAZANS, André Chamun. Livro de Poesias inspiradas em pinturas: Arte que se completam. Disponível em: http://www.movere.me/projeto/sobre/55-poesia pintada/;jsessionid=2D484524ADF4BC1811BB13351F5405D7 Acessado 12 de maio de 2012.

Blog Pitoresco - A Arte dos Grandes Mestres

Comunicação, artes plásticas, artes visuais, arquitetura, paisagismo, design,fotografia, internet e tecnologia. Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/art_data/pintura/ Acessado em 12 de maio 2012.
Brasil, Assis - Vocabulário técnico de literatura. São Paulo: Tecnoprint, 1979
Adaptado por Spectrum. Disponível em http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/generos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário