quarta-feira, 13 de junho de 2012

Execução do Projeto_Parte I


           Meu projeto está sendo executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Instituto Santa Juliana, na turma da professora Sâmia Gonçalves da Silva, com a turma do 9° ano “A”, com um total de 31 alunos. O projeto aborda o tema: Literatura e Arte: Expressando a poesia através da pintura, este compreende a duas etapas, a primeira onde será abordado o conteúdo teórico, e a segunda o conteúdo prático.
          A primeira etapa foi realizada na quinta-feira dia 31 de maio, inicialmente expliquei aos alunos a proposta do projeto, falando que seria feita uma abordagem interdisciplinar, envolvendo Literatura e Arte, trabalhando para isso com a poesia e a pintura, explicando também sobre as etapas que iríamos desenvolver, e qual o objetivo da realização deste projeto com eles. Assim para começar, foi passado aos alunos o conteúdo teórico referente ao estudo da literatura, através do poema: “Soneto de Separação”, de Vinícius de Morais, e também explanei sobre a arte, falando de pintura, tendo como referência o texto: “Pintura”, extraído do site Enciclopédia Digital Master.
Enciclopédia Koogan-Houaiss. Blog Pitoresco - A Arte dos Grandes Mestres.
O tema desenvolvido será a interpretação e compreensão de textos, de um poema, onde a capacidade de interpretação e compreensão será trabalhada, tanto dentro do campo da literatura, através do estudo desse gênero literário, sua estrutura formal e significativa, como através da produção pictórica, onde o poema será representado, expressado através da pintura que será feita na segunda fase.
           Assim na primeira aula o poema foi escrito no quadro para que os alunos copiassem, em seguida, depois que todos terminaram, foi feito a leitura do mesmo, onde foi explicado sobre sua composição, estrutura e seu significado. Também foi falado um pouco sobre a arte da pintura, e em sua relação com a literatura.
           Também já nesta primeira aula, foi falado sobre o desenvolvimento da parte prática do projeto, onde expliquei que criaremos trabalhos de pintura, tendo como referência e inspiração o poema trabalhado “Soneto de Separação”, assim para exemplificar a tarefa que será feita na próxima aula, e torná-la de mais fácil compreensão foram mostrados exemplos de diversas obras de arte, que serviram de inspiração para a criação de poemas.  
           Sendo que a proposta desenvolvida nos exemplos apresentados não seguem exatamente a mesma forma de trabalho que iremos fazer, porém aborada o mesmo tema, mostrando a relação e a interação que pode existir entre a arte da poesia e da pintura.  Os exemplos apresentados foram retirados do site de André Calazans Chamun, do Livro de Poesias inspiradas em pinturas: Arte que se completam.
           Até o momento foi desenvolvida com os alunos somente a primeira etapa, estes me acolheram muito bem, me tratando com respeito e cordialidade, assim como tratam a professora regente da sala, mostraram uma boa compreensão do conteúdo e foram bem participativos na aula.   
          Nesta fase desenvolvida não encontrei problemas, a professora me ajudou muito, assim como os alunos também cooperaram, o espaço da sala de aula é adequado as atividades que serão realizadas, e as atividades desenvolvidas até agora, correram muito bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário